Orçamento discutido com participação dos munícipes
O orçamento da Câmara de Lisboa para 2008 será discutido em reunião do executivo no início de Dezembro, disse hoje fonte do gabinete do presidente, António Costa
Este será o primeiro orçamento participativo da autarquia lisboeta, por proposta do vereador do Bloco de Esquerda, José Sá Fernandes, iniciando-se sexta-feira um conjunto de reuniões com associações, abertas aos munícipes em geral.
Igualmente neste dia começa a funcionar um sítio na Internet exclusivamente dedicado à participação dos munícipes no orçamento.
A primeira reunião realiza-se sexta-feira, às 18h, na Biblioteca Orlando Ribeiro, em Telheiras, particularmente vocacionada para recolher as impressões de associações de moradores, associações de pais e conselhos pedagógicos.
Na segunda-feira, igualmente às 18h, no Fórum Lisboa (antigo Cinema Roma), será a vez de associações da sociedade civil e na quarta-feira serão os presidentes de juntas de freguesia e representantes de colectividades a pronunciarem-se sobre o orçamento.
Os partidos representados na vereação «serão ouvidos no final da próxima semana».
Hoje começou a ser distribuído nas juntas de freguesia um folheto apelando à participação dos munícipes, em que se afirma que «2008 exige rigor e contenção na despesa».
«Mais do que nunca é necessário definir as prioridades certas», lê-se no folheto que apela à participação nas sessões públicas sobre o orçamento.
Lusa / SOL