quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Lisboa vigiada numa Cimeira de grande importância

Image Hosted by ImageShack.us


Presidentes, primeiros-ministros e ministros de 27 países, presidente da Comissão Europeia, presidente do Parlamento Europeu, comissários e eurodeputados... São 30 delegações com 400 pessoas e todos eles vão passar pelo Pavilhão Atlântico esta quinta e sexta-feira. É, por isso, uma cimeira de alto risco. Mas, por estes dias, Lisboa será também uma das cidades mais vigiadas do mundo.


A protecção das altas individualidades que se deslocarão a Lisboa no âmbito da presidência Portuguesa da UE vai ser assegurada pelo Corpo de Segurança Pessoal da PSP e a vigilância feita igualmente por elementos da PSP destacados para o efeito. «Mas nada de medidas fora do normal», disse fonte da PSP.


Visibilidade, mobilidade e reacção. São as três prioridades da polícia durante estes dois dias de cimeira. E o terrorismo é a principal ameaça. Todos os chefes de Estado vão deslocar-se em viaturas blindadas conduzidas por elementos da PSP e da GNR. 65 equipas de segurança pessoal da PSP vão estar literalmente coladas a cada presidente ou primeiro-ministro. 140 batedores em motas e 38 carros patrulha vão abrir caminho às várias comitivas. E, para além de tudo isto, alguns países vão ser alvo de cuidados redobrados.


Para além dos três mil agentes polícias destacados por Portugal para segurança nos hotéis, trânsito e sede da presidência, cada delegação oficial integra também os seus próprios agentes secretos e seguranças que não estão contabilizados neste total.


Vigilância no ar e no mar


A proximidade do Tejo vai obrigar a uma atenção especial por parte da Polícia Marítima, que vai patrulhar toda a zona. Também o espaço aéreo por cima do Pavilhão Atlântico vai ser fechado.


Aliás, toda a zona desde a marina da Expo até à antiga praça Sony está definida como perímetro de segurança. Onde só circula, de carro ou a pé, quem estiver devidamente autorizado.


Trânsito condicionado


O trânsito em Lisboa também vai ficar condicionado entre as 15h00 e as 17h00 de quinta-feira, entre as 7h00 e as 13h00 de sexta-feira. Algumas das principais artérias da cidade vão ser fechadas ao trânsito ou temporariamente condicionadas. É o caso da zona do Marquês de Pombal, Avenida de Berlim ou a Alameda dos Oceanos. Os percursos das comitivas serão, em muitos casos, fechados ao trânsito.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Uma Verdade Inconveniente

Image Hosted by ImageShack.us


Veja aqui o Filme, Uma Verdade Inconveniente

Algumas ideias para melhorar o nosso Ambiente

Image Hosted by ImageShack.us



ALGUMAS IDEIAS E MEDIDAS QUE PODEM MELHORAR O NOSSO NÍVEL DE VIDA COLECTIVO. DEPOIS DA CONSCIENCIALIZAÇÃO VEM A ACÇÃO.

Poupar energia:


- Trocar as lâmpadas convencionais por lâmpadas eficientes. Elas consomem até 75% menos energia e duram até dez vezes mais.
- Optar por electrodomésticos com o selo da Energy Star, que recomenda aparelhos eficientes em termos energéticos.
- Reduzir os gastos de electricidade (desligar a luz sempre que se sai da sala, não deixar aparelhos ligados em modo stand-by, retirar o carregador do telemóvel da tomada quando não estiver a ser usado, etc).



Reduzir emissões:


- Andar mais vezes de transportes públicos.
- Organizar um esquema de partilha de carro com outras pessoas que façam o mesmo trajecto diário de casa para o trabalho.
- Quando parar por mais de dois minutos no trânsito, desligue o motor do seu carro.



Poupar água:


- Coloque uma garrafa de água de litro e meio dentro do depósito do autoclismo. Assim poupará entre quatro a oito litros de água por dia.
- Instale um temporizador na casa-de-banho para controlar o tempo passado no duche.
- Feche a torneira enquanto ensaboa as mãos, escova os dentes ou faz a barba.



Reciclar:


- Separe o lixo e recicle o maior número possível de materiais.
- Dê preferência à utilização de produtos biodegradáveis e recicláveis. Não utilize aerossóis que contenham clorofluorcarbonetos (CFC).
- Opte por pilhas recarregáveis. As pilhas, depois de usadas, libertam metais no ambiente, como o zinco, o mercúrio, o cádmio, etc., que produzem efeitos nocivos ao ecossistema.

Fontes:

Aproveitamos aqui a sistematização feita pelo Pedro do Blog de blogs a quem, desde já, agradecemos.